TSF

Ouvir TSF online
A paixão da rádio
Estações similares
Super FM
Radio Pax
Radio Cova Da Beira
Radio Campanario
Nova Era
Rádio Oxigénio
Radio Sim
Radio Renascença
Rádio Elvas
Comentários
Informação sobre TSF
Endereço
rua 3 da matinha, edifício altejo, piso 3, sala 301, 1900-823 lisboa, portugal
Categorianotícia
Local na rede Internet
Facebookhttps://www.facebook.com/tsfradio
Twitterhttps://twitter.com/tsfradio
Iphone Apphttps://itunes.apple.com/pt/app/m80-radio/id428068658
Aplicação Androidhttps://play.google.com/store/apps/details

De pirata a referência nacional

O seu nome advém da designação tradicional de "telefonia sem fios", que era basicamente o nome inicial da rádio. Depois de ter começado como estação "pirata", a TSF estabeleceu-se como uma das principais estações nacionais e numa referência a nível jornalístico e informativo.

A então designada TSF Radio Jornal foi para o ar, pela primeira vez, a 29 de Fevereiro de 1988, quando era ainda uma rádio "pirata". Apesar disso, a estação marcou desde logo posição no panorama radiofónico português, numa atitude ambiciosa de querer fazer melhor para ser "a rádio que mudou a rádio", uma frase que se tornou numa das suas imagens de marca. No ano seguinte, foram realizados os concursos públicos para as licenças de novos operadores privados de radiodifusão e a TSF venceu uma das licenças para rádio local de Lisboa, o que faz com que hoje em dia continue a ser oficialmente uma rádio regional, apesar de ter cobertura nacional. E a partir daí, a TSF estabeleceu-se como um dos órgãos de comunicação de referência do jornalismo português.

O Fórum TSF

"Por uma boa história, vamos ao fim da rua, vamos ao fim do mundo". O lema da TSF marcou desde o início a ambição de ser um órgão de comunicação de referência do panorama jornalístico português. Ao longo da sua história, foram várias as coberturas de referência que marcaram a estação, como o grande incêndio do Chiado, em 1988, ou as duas guerras do Golfo. No entanto, também a sua programação reflecte este compromisso diário e, neste ponto, o programa "Fórum" é o exemplo mais claro. Todos os dias pela manhã, após o noticiário das 10, o "Fórum" discute um problema da actualidade, onde qualquer pessoa pode intervir por telefone. A popularidade do "Fórum" levou  que outras estações, incluindo as televisivas, replicassem o modelo nas suas grelhas de programação.

O humor também é uma arma

Apesar de ser uma estação radiofónica de cariz essencialmente noticioso, a TSF nunca descurou o papel do humor na sua programação. Durante anos, o programa "Denise e Maria Delfina", com Ana Bola e Maria Rueff, foi um caso particular de sucesso na rádio em Portugal. Actualmente, é Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares, com o seu "Governo Sombra" moderado por Carlos Vaz Marques, que mistura a actualidade informativa com o humor inteligente e mordaz. Um programa de grande sucesso na programação de TSF, lado a lado com o "Tube de ensaio", que Bruno Nogueira apresenta também diariamente na estação.