RFM

Ouvir RFM online

A RFM, que são as iniciais para Renascença FM, é a estação de rádio portuguesa mais ouvida no país, tendo-se mantido na liderança de audiências de 2001 a 2012, altura em que foi ultrapassada pela Rádio Comerical.

  • Share on Facebook
  • Tweet
Estações similares
Radio Radar
Radio Renascença
Radio Portalegre
Cidade FM
Radio Sim
Antena 1
Radio Marginal
M80
Rádio Orbital

Sobre a RFM

É uma estação dedicada à música pop e rock mais comercial, com predominância pelos temas mais recentes mas que também presta atenção aos clássicos interporias, passando também muita música africana. Além disso, a sua programação dá ainda destaque à informação e a programas de autor que já conquistaram o seu espaço na rádio portuguesa.

A RFM foi fundada em 1987 e faz parte do grupo Renascença, que também e tém a Rádio Renascença, a Mega Hits e a Rádio Sim. Além de ter dominado as audiências radiofónicas em Portugal durante mais de uma década, mais especificamente entre 2001 e 2012, a RMF é ainda líder de seguidores no Facebook, com quase 1 milhão e meio de gostos na sua página oficial. Além do seu site, a RFM conta ainda com uma aplicação para tablet e smartphones e emissão online, que pode ser escutada na internet, além de perfis nas redes sociais do YouTube e do Twitter.

Programação a régua e esquadro

A programação da RFM é um conjunto de programas de autor, blocos informativos e muita música, que se apresentam num horário definido. O "Café da Manhã" é o programa matinal da estação, que conta com a apresentação de André Henriques, Mariana Alvim, Joana Cruz e o humorista Nilton, um dos nomes mais conhecidos da RFM; depois, as tardes são da responsabilidade de Paulo Fragoso e depois de Carolina Camarho, Depois de jantar, é a vez de "Rocha no ar", um talk show com Carla Rocha e Pedro Simões. O final da noite fica a cargo de Marcos André e do seu "Oceano Pacífico", um dos mais famosos programas da rádio portuguesa, enquanto que as madrugadas ficam a cargo de João Proto, até às 6 horas da manhã.

Uma instituição chamada "Oceano Pacífico"

É um dos mais emblemáticos programas radiofónicos portugueses. O "Oceano Pacífico" não só é um dos mais ouvidos programas em Portugal, como é também um dos mais antigos, sendo por isso uma verdadeira instituição. Foi criado em 1984 e é transmitido interruptamente desde então, dedicado às sonoridade mais calmas, às baladas e ao rock mais clássico. Nas comemorações dos seus 25 anos de emissão, em 2009, o "Oceano Pacífico" apresentou inclusive a actuação de Elton John, em Lisboa. O seu apresentador original, João Chaves, abandonou em 2013 a apresentação do programa, tendo sido substituído por Marcos André. 

Novas estações de rádios
Radio Atlantida
Radio Cascais (Lisboa)
Radio Festival
Rádio Meo Sudoeste (Lisboa)
Radio Sao Miguel
Rádio 94 FM
Radio Vizela
Radio Marcoense (Marco De Canaveses)
Radio Botareu